Vantagens e desvantagens de comprar um trator usado

Apesar de ser uma prática bastante comum, é fundamental analisar os pontos negativos e positivos antes de investir em um trator usado. Pensando nisso, os especialistas da Norma Din, fábrica de molas para tratores de Ribeirão Preto, reuniram algumas vantagens e desvantagens de comprar um trator usado. Continue lendo e confira! 

 

Veja também: Descubra agora como aumentar a vida útil de tratores

 

Vantagens de comprar um trator usado 

A seguir, confira as vantagens de adquiri um trator usado. 

 

Facilidade de aquisição 

Para quem não quer parar a produção, pegar um trator usado é a melhor opção, já que você não precisará fica esperando dias e, até mesmo, semanas para o modelo ficar pronto e chegar na concessionária.  

 

Preço 

Para quem tem um capital limitado, mas que precisa de um trator para começar ou otimizar os processos da produção, adquirir um usado é bem mais vantajoso do que comprar um zero.  

Isso porque, assim como outros veículos, o usado sempre vai sair mais em conta do que o novo.  

 

Você também pode se interessar por: Máquinas agrícolas: como gerenciá-las e otimizar seu rendimento?

 

Custo-benefício 

Mais uma vez falando da questão financeira, na maioria das vezes, você consegue adquirir um trator melhor por menos dinheiro do que um zero quilômetros, porém menos tecnológico.  

Nesse caso, você precisa analisar quais as necessidades e quais modelos atendem melhor às demandas.  

 

Desvantagens de comprar um trator usado 

Agora que você conferiu as vantagens, descubra quais são as desvantagens de comprar um trator usado.  

 

Manutenção 

A primeira desvantagem de comprar qualquer veículo – seja de pequeno ou grande porte – é que, dependendo do modelo e do quanto ele foi utilizado, pode precisar de manutenções mais frequentes.  

Ao longo do tempo, isso pode gerar custos desnecessários em relação a um trator novo que não requer manutenções frequentes.  

 

Transferência 

Transferir o nome do antigo dono do veículo para o seu é mais um gasto – e mais uma desvantagem – que você terá ao adquirir um trator novo.  

 

Defasagem  

A última e não menos importante desvantagem é que, ao comprar um trator usado, você não estará adquirindo uma nova tecnologia para a produção e sim, muito provavelmente, uma mais defasada.  

 

Agora que você conheceu os prós e contras, analise quais são as necessidades da sua produção e opte por aquele que as atenda e que seja financeiramente acessível.  

Para conferir mais dicas como essa, basta acompanhar nosso blog.